Qual o significado de planejar? De acordo com o dicionário, é o ato ou efeito de prever, antecipar, ou vislumbrar algo que ainda não aconteceu; preparar; projetar. Essa palavra permeia o nosso cotidiano, pois, desde que acordarmos, planejamos a hora de trabalhar, fazer exercícios, ir ao médico… são tantas decisões que precisam ser tomadas que, quando chega o fim do dia, parece que faltam algumas horas para que seja possível dar conta de tudo.

Planejar também tem a ver com futuro. A gente não consegue prevê-lo, mas saber o que queremos faz toda a diferença lá na frente. Pensando nisso, a Celpos – que já faz parte dos seus planos, hoje e durante a sua aposentadoria – quer ajudar você a traçar seus projetos..

Assim, desenvolvemos um PDF, que poderá ser baixado para o seu computador ou tablet, para você anotar os seus objetivos e suas metas ao longo do tempo. Para isso, separamos algumas dicas para te ajudar a começar a traças os seus planos:

Escolha seus objetivos (Fazer uma viagem, cuidar mais da saúde, economizar dinheiro, pagar dívidas, entre outros)

Trace suas metas (É tudo que você precisa fazer para alcançar seus objetivos. Determine os prazos e as etapas.)

Analise suas metas (Faça uma análise de tudo que fez para alcançar seus objetivos e o que deu certo ou errado até uma data antes do prazo final.)

Avalie os resultados (Essa é a parte mais difícil, as vezes tudo que planejou deu errado ou não foi suficiente, não desista! Reveja tudo e comece novamente, sempre há tempo.)

Determine um período final para reler tudo que você planejou e reflita! (Nessa hora você deve pensar que ainda tem muito tempo pela frente, o que deu certo, ótimo! O que deu errado…qual foi o aprendizado?)

Pronto! Esse será o início do seu projeto, lembre-se que tudo dependerá de você. Faça o download da planilha, preencha com os seus planos e pense no seu futuro!