Para saber mais sobre a Celpos, os planos administrados e os serviços oferecidos, clique nos ícones abaixo e saiba mais.


CELPOS


A Fundação Celpe de Seguridade Social – Celpos é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos, pertencente ao segmento de Fundos de Pensão. A Entidade foi criada em 19 de janeiro de 1981, pela Companhia Energética de Pernambuco – Celpe, com o objetivo de oferecer planos de previdência complementar de benefício, aos empregados que se desligassem da Companhia por aposentadoria.
A Fundação oferece e administra planos de previdência acessíveis aos empregados da Celpe e colaboradores da Celpos, além de disponibilizar outros serviços, como empréstimos, auxílio funeral e natalidade, de acordo com tipo de plano aderido.

Atualmente, administra um patrimônio de mais R$ 940* milhões em seus planos de previdência, que beneficia cerca 5 mil pessoas, entre Participantes Ativos e Assistidos (aposentados/pensionistas).

*Dado de fevereiro/2017

PLANO BD


  • O plano é fechado para novas adesões desde o dia 30/12/2005.
  • Todos os Participantes e a Patrocinadora do plano contribuem para o mesmo fundo, formando uma poupança previdenciária coletiva.
  • O recebimento do benefício é vitalício e baseado nas regras estabelecidas pelo regulamento e, mesmo após a aposentadoria, os Participantes e a Patrocinadora continuam contribuindo para o plano.
  • O Benefício de aposentadoria é atualizado anualmente na mesma data-base e pelo mesmo índice de reajuste dos salários dos empregados da Celpe, limitado ao INPC acumulado entre a data base do reajuste do ano até o mês anterior à data base do ano seguinte.


PLANO CD


  • Nesse plano o Participante contribui mensalmente, junto com a Patrocinadora, para uma reserva de poupança individual.
  • Na hora da aposentadoria, a reserva acumulada irá determinar o valor do benefício que será concedido.
  • O recebimento do benefício é vitalício e baseado nas regras estabelecidas pelo regulamento e, mesmo após a aposentadoria, os Participantes e a Patrocinadora continuam contribuindo para o plano.
  • As Patrocinadoras (Celpe e Celpos), contribuem com o mesmo valor do Participante, além de arcar com o Custeio Administrativo e a Taxa de Risco, o que torna a reserva acumulada ainda maior do que se fosse mantida de forma individual.
  • Após a aposentadoria, é deduzido do benefício mensal do Participante apenas o Custeio Administrativo, que corresponde a 1% do valor do seu benefício.


SEGURANÇA PARA SEU FUTURO


Confira as diferenças entre previdência complementar fechada e aberta, e porque a Celpos pode trazer segurança para o seu futuro.


SERVIÇOS DISPONÍVEIS


Site Celpos: O site da Fundação (www.celpos.com.br) é voltado especificamente para questões institucionais da Entidade, como informativos, formulários, documentos, área restrita dos Participantes, entre outras. Nele, estão itens fundamentais para o conhecimento sobre os planos de benefícios, como regulamentos, folder e cartilhas, entre outros. Na aba Comunicação Institucional é possível acessar os principais informativos da Entidade.

Eventos, palestras e promoções Programa EDUCACelpos: Desde 2013, a Celpos mantém o seu Programa de Educação Financeira e Previdência – EDUCACELPOS, com uma vasta programação, a Celpos promove cursos, palestras, encontros e ações voltadas à Educação Financeira e Previdenciária, durante todo o ano. Todas as informações do Programa podem ser acessadas no portal EDUCACelpos (www.educacelpos.com.br).

Portal EDUCACelpos: Exclusivo para questões de educação financeira e previdenciária, o Portal (www.educacelpos.com.br) traz vídeos, podcasts, jogos, materiais explicativos, notícias, dentre outros recursos online. Acompanhe semanalmente as notícias veiculadas no portal e mantenha-se informado sobre os temas finanças e previdência.

Clube Celpos: O projeto tem como objetivo firmar parcerias entre a Celpos e empresas de diversos setores para garantir descontos e serviços exclusivos, através de um cartão de identificação individual. Os cartões do Clube do Celpos estão disponíveis para retirada na área de Atendimento ao Participante no 1º andar do Edf. Celpos.

Empréstimos: Os Participantes podem fazer empréstimos com taxas menores do que as praticadas no mercado e ainda remunerar o patrimônio da Fundação, uma vez que os empréstimos concedidos também é uma forma de aplicação dos recursos da Celpos. Para mais informações sobre empréstimos, acesse a área restrita do site da Celpos no item Solicitações de Empréstimos – Norma de Empréstimos. Conheça  também o serviço de empréstimos on-line, clique aqui.


EDUCACELPOS


O objetivo do Programa EDUCACelpos é disseminar a cultura previdenciária e financeira para os diversos públicos. Para os Participantes da Entidade, o foco é levar à compreensão ampla sobre assuntos pertinentes ao segmento de Previdência Complementar, seus direitos e deveres junto à Celpos, bem como prepará-los para enfrentar uma aposentadoria com tranquilidade e segurança, através de um planejamento consistente.

Já para o corpo funcional da Celpos e Conselhos, as ações contempladas no Programa visam ampliar os seus conhecimentos sobre a Celpos e áreas de atuação da Entidade para que desenvolvam suas habilidades técnicas.

Para o público em geral, o Programa visa difundir principalmente os conceitos relativos a previdência, contemplando o planejamento financeiro como alicerce na construção de uma cultura previdenciária.


VANTAGENS DOS PLANOS


Plano BD

  • A principal vantagem do Plano é oferecer benefícios vitalícios, que são ajustados anualmente de acordo com as regras previstas no regulamento do Plano.
  • O valor das contribuições – que tem como objetivo custear os benefícios – incide sobre o Salário Real de contribuição (SRC) ¹, e a Patrocinadora contribui com o mesmo valor.
  • A rentabilidade dos investimentos também é adicionada neste fundo, ou seja, os rendimentos obtidos com as aplicações financeiras que a Celpos realiza são incorporados ao montante de recursos.

¹ Salário Real de Contribuição (SRC) – Valor sobre o qual incide os percentuais de contribuição para o plano. No caso dos Participantes Ativos, o cálculo considera a soma do salário base e outros proventos, respeitando as observações constantes nos itens da Seção V do regulamento do plano. Já para os Assistidos, o Salário Real de Contribuição corresponderá ao valor do benefício mensal que estiver recebendo da Celpos, incluindo a Suplementação de Abono Anual, que será considerada isoladamente para efeito de aplicação das taxas de contribuição para o Plano.

Plano CELPOS CD

  • Uma das principais vantagens do plano é permitir um ganho imediato de 100% sobre a sua contribuição, uma vez que a Patrocinadora contribui com o mesmo valor do Participante (valor referente à Contribuição Normal Básica).
  • O Participante não precisa estar aposentado pela Previdência Oficial para receber a aposentadoria normal, exceto no caso de benefícios por Invalidez ou Pensão por Morte. Mas é importante lembrar que, para requerer o benefício, o Participante deverá estar desligado da Patrocinadora e cumprir algumas exigências do Plano.
  • A Celpos também oferece Perfis de Investimentos para que o Participante escolha a melhor forma de alocar e rentabilizar os recursos da sua reserva de poupança individual, uma vez que cada Participante possui características diferentes, tais como: idade, quanto tempo falta para se aposentar, planos para o futuro, tolerância a risco, dentre outros aspectos.