Dicas para não cair em golpes financeiros

Ser vítima de um golpe financeiro não é uma coisa incomum, afinal, promessas de dinheiro fácil são tentadoras. Com a internet, os golpistas agora têm mais um meio de aplicar golpes, através de sites e aplicativos falsos. Mas, como diz o ditado: não existe almoço grátis, então, é importante estar atento para não cair numa dessas armadilhas. Confira algumas dicas a seguir:

1) Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail. Instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes pedindo senhas ou códigos de segurança. Por isso, jamais forneça esses dados pessoais durante esses tipos de contato.

2) Não clique em links suspeitos que peçam informações pessoais. Tenha muito cuidado com sites falsos que solicitam informações do cartão ou CPF. Sempre faça pesquisas e procure a veracidade desses endereços eletrônicos.

3) Tenha cuidado com compras online. Prefira sites de lojas físicas ou de e-commerces conhecidos.

4) Acompanhe seus extratos de despesas. Essa é uma ótima forma de controle, pois o documento especifica como você gastou o dinheiro.

5) Opte por receber SMS sobre seus gastos. Solicite ao banco este serviço, e se observar algo suspeito, informe à instituição financeira imediatamente.