Cuidados para evitar fraudes em empréstimos consignados pelo benefício do INSS

Ninguém espera passar por problemas em relação ao empréstimo consignado. Muito menos de ser prejudicado ou ter prejuízos por causa de fraudes. Mas essa, infelizmente, é a realidade para muitos aposentados e pensionistas do INSS. Como os descontos da dívida são realizados diretamente no benefício, é comum a ocorrência de fraudes, uma vez que as vítimas desse tipo de golpe, são idosos, que possuem maior dificuldade para perceber os descontos no benefício.

Por isso, é fundamental que o aposentado ou pensionista faça o acompanhamento mensal do seu contracheque e observe os descontos aplicados no benefício. Se identificar que foi vítima de um golpe envolvendo crédito consignado ou notar algum outro desconto indevido, é necessário cadastrar uma denúncia na Ouvidoria do INSS por meio da Central de Teleatendimento 135 ou pelo portal Meu INSS.

Uma alternativa para evitar cair em golpes é realizar o bloqueio do crédito consignado no INSS, ativando esse serviço apenas quando for necessário utilizá-lo. É possível realizar o procedimento a qualquer momento, bastando para isso, comparecer a uma agência da Previdência Social mais próxima ou através do Portal Meu INSS e solicitar o bloqueio do crédito consignado. O desbloqueio também pode ser feito a qualquer momento pelo segurado.