Como usar bem a restituição do Imposto de Renda

No próximo dia 31/07, a Receita Federal fará o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. Para muitos, o dinheiro extra pode trazer um alívio para as finanças, mas é preciso ter cautela ao usar o dinheiro.

A orientação de especialistas é que esses valores já sejam considerados no planejamento financeiro anual, assim como o terço de férias e o 13º salário, visto que, apesar de serem uma renda extra, são pagos todos os anos. Mas, se o valor da restituição não está previsto no orçamento anual, não tem problema. Ele pode ser usado para algum imprevisto ou para a realização de um desejo que seja realmente necessário.

Agora, se está com dívidas, esse pode ser o momento de quitá-las. Isso porque os juros do cartão de crédito, por exemplo, são alguns dos mais altos no mercado. Use a quantia para pagar sua dívida ou parte dela, e lembre-se de negociar com o credor o saldo restante.

Para aqueles que não possuem dívidas e não sentem a necessidade de utilizar o dinheiro no momento, uma boa alternativa é investir o valor. Além de tê-lo como uma reserva, em caso de emergência, o valor investido trará lucros no futuro.