Como planejar os gastos para o próximo ano

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças financeiras na vida de muitas pessoas. Cortar um ou outro gasto, repensar formas de consumo, economizar no que for possível, entender a importância de ter um bom planejamento financeiro… enfim, cada família está tendo necessidades diferentes e essa pode ser uma ótima oportunidade para começar a planejar os investimentos para o próximo ano.

Por conta da crise causada pela pandemia, as perspectivas econômicas para o Brasil mudaram bastante. Apesar disso, a expectativa para o próximo ano é que o PIB (Produto Interno Bruto) apresente uma alta proporcional, devido às demandas reprimidas. Mesmo assim, os investimentos vão pedir cautela para serem realizados.

Os especialistas recomendam que somente quando tiver uma boa segurança sobre as finanças, é que o investidor deve começar a pensar em aumentar sua renda. É preciso conhecer bem o seu perfil de risco e não é hora de fazer investimentos inovadores se não tiver experiência.

Em contrapartida, para investidores mais agressivos e aptos ao risco, a dica de especialistas é para ficar de olho em ações desde já. Durante a crise, é possível encontrar boas oportunidades nesse mercado. O ideal é ir monitorando aos poucos, a fim de conseguir encontrar bons preços.