Como ensinar crianças a lidar com dinheiro

Com a pandemia do novo coronavírus, a realidade financeira de muitas famílias mudou. Nesse período, é muito importante mostrar aos pequenos que entender sobre finanças é essencial na vida de qualquer pessoa. Especialistas garantem que é importante aprender a lidar com dinheiro desde cedo.

Se a criança for maiorzinha, não tenha receios em explicar que as coisas têm um valor e umas são mais caras que outras. Além disso, mostre que se você gastar muito em algo, vai faltar dinheiro para outra coisa. Isso pode ser feito através de brincadeiras, como mercadinho, lojinha e outras.

Outra técnica bem tradicional é o famoso cofrinho. Se a criança está querendo muito algum brinquedo, mostre pra ela que é importante juntar para que depois possa gastar. Incentive-a a encher o cofrinho, mostrando que as poupanças levam tempo e que não podemos ter tudo que queremos como um passe de mágica.

Uma forma lúdica de ensinar sobre finanças é através de jogos de tabuleiro clássicos como Monopoly e Banco Imobiliário. Os jogos podem servir tanto para distração da família quanto para ensinar aos pequenos sobre a importância de fazer boas escolhas financeiras.