5 dicas para dormir melhor

Em tempos de isolamento social muitas pessoas têm tido dificuldades para dormir, já que agora a rotina mudou e o corpo tem que se adaptar a uma nova realidade. Os especialistas atestam que dormir bem influencia bastante no dia a dia e no bem estar do corpo, por isso, ter uma boa noite de sono faz muita diferença. Para ajudar nessa tarefa, extraímos umas dicas do site do médico cancerologista, Dráuzio Varella. Confira abaixo:

  1. Pelo menos 4 horas antes de dormir, evite ingerir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates. A cafeína tem efeito estimulante e acaba atrapalhando o sono. Já as bebidas alcoólicas irritam o estômago, o que pode causar desconforto gástrico durante a noite, sem contar que aumentam a diurese, provocando despertares durante a noite para urinar;
  2. Procure ir para a cama sempre no mesmo horário. O metabolismo demora alguns dias para se acostumar com oscilações no horário do sono, por isso tente manter uma rotina todos os dias, inclusive nos fins de semana;
  3. Durante a noite, geralmente na fase mais profunda do sono, a temperatura do corpo diminui, por isso o clima do ambiente deve estar agradável. Temperaturas acima de 26℃ e abaixo de 18℃ não são confortáveis para o corpo, e o frio ou calor excessivos acabam fazendo com que se acorde no meio da madrugada;
  4. Procure se alimentar 3 horas antes de deitar para que a digestão seja feita completamente antes de dormir. Coma alimentos mais leves e fáceis de ser digeridos, pois durante o sono o metabolismo desacelera. Alimentos de difícil absorção fazem o fluxo sanguíneo no estômago aumentar, enquanto o resto do corpo está mais relaxado, podendo causar refluxo;
  5. Se não conseguir pegar no sono em 30 minutos, não fique deitado na cama, pois isso acaba estressando ainda mais. Levante-se e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, e depois volte para a cama.

Fonte: www.drauziovarella.uol.com.br