Como ter uma família previdente

Criar bons hábitos financeiros é o primeiro passo para torna-se previdente. Entretanto, esse não é um caminho fácil a ser seguido, principalmente se você estiver sozinho na busca pelos objetivos. É preciso conscientizar toda a família sobre os passos a serem seguidos na construção de um futuro financeiramente tranquilo para todos.

Algumas dicas podem auxiliar você e sua família a encontrarem o melhor caminho para tornarem-se previdentes. Confira abaixo.

Organize as despesas

O passo inicial é saber qual a renda total da família e para onde está indo esse dinheiro. Para isso, é preciso registrar em uma planilha ou em algum caderno quais as receitas e todas as despesas, mesmo aquelas mais básicas como o lanche comprado na rua.

Planeje as despesas com antecedência

O começo do ano é sempre uma época de sufoco para as famílias, principalmente aqueles que tem filhos. Gastos com IPVA, IPTU, matrícula e material escolar para as crianças, tudo isso somado no mesmo período pode trazer um grande abalo no orçamento familiar. Para evitar essa situação, é preciso se preparar com antecedência e reservar durante todo o ano um dinheiro para esse fim.
Mas lembre-se, além das despesas fixas, outros gastos extras também devem ser pensados com antecedência, como uma viagem, por exemplo.

Envolva os filhos no planejamento

É fundamental que eles saibam da real condição financeira da família, até para não se frustrarem por não terem o padrão de vida que desejam. Deixe sempre claro o orçamento familiar e convide-os para participarem do planejamento financeiro também. Com os filhos mais informados sobre as condições financeiras da família, é mais fácil ter a ajuda deles no controle dos gastos.