A importância de dar bons exemplos e passar boas mensagens para os filhos

Os valores e exemplos que as crianças e adolescentes recebem das pessoas ao seu redor, principalmente dos pais, irão definir quase que completamente suas condutas quando adultas.

As crianças pequenas, que possuem pouco discernimento do que é certo e do que é errado, absorvem os hábitos e comportamentos dos adultos com quem convivem sem nenhuma crítica ou juízo de valor, e os pais, seus heróis, são copiados sem nenhum questionamento.

Ensinar as crianças através dos bons exemplos e da reflexão é o primeiro passo para termos adultos financeiramente responsáveis e promissores.

Quando o assunto é dinheiro e criança não é diferente.

Considerando o exemplo nossa grande ferramenta, um dos valores que devemos deixar bem claro em relação ao dinheiro é a noção de esforço.

Não o esforço negativo, de cansaço e desgaste. Mas, a energia positiva da dedicação, de fazer mais que todo mundo, a disciplina de começar e terminar uma tarefa, a vontade de começar pequeno e ir crescendo com planejamento, persistência e trabalho, a necessidade de estudar e entender profundamente a matéria do seu negócio, ou seja, o esforço necessário para o crescimento.

Toda pessoa bem-sucedida, que cresceu de forma honesta, pelos seus próprios meios, precisou de esforço. Até mesmo aquelas pessoas que já nasceram com uma vida abastada precisam de esforço, pois para manter uma grande estrutura, tomar conta do que herdou e fazer novas conquistas, são necessários muita força de vontade e disciplina.

Em qualquer área o esforço é necessário, até um vendedor de coisas pequenas, como por exemplo pipoca, precisou estudar e aprender a melhor forma de fazer aquilo que faz, a maneira mais produtiva, como gerenciar seu negócio, além de precisar diariamente trabalhar vendendo suas pipocas. Diga sempre a seu filho que não há sucesso sem esforço.

O esforço deve ser valorizado, mais que a inteligência, pois alguém que seja somente inteligente e não se esforça terá dificuldades para alcançar seus objetivos. Já uma pessoa esforçada e disciplinada aprende o que precisa e chega onde quiser.

Então, é preciso e necessário esclarecer para o seu filho que, para ganhar dinheiro é necessário se esforçar. Conte exemplos, de pessoas conhecidas, que através do esforço conseguiram seus objetivos.

Não esqueça de citar que o planejamento e o esforço aliados ao trabalho que se ama são os caminhos mais curtos para o sucesso financeiro.

Deixe claro que ninguém ganha dinheiro por mágica, é preciso correr atrás para conseguir alcançar o que quer. Nunca deixe seu filho pensar que a forma fácil e desonesta de ganhar dinheiro é o melhor a fazer, sempre demonstre quanto isso é errado e efêmero.

Fonte: Manu Peixoto – Vida Financeira Inteligente